quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Nenhum valor à vida humana e muito menos à liberdade de expressão...

Num autêntico ataque à liberdade, pelo menos 12 pessoas morreram e dez ficaram feridas, esta manhã num tiroteio no interior da redacção da revista satírica francesa "Charlie Hebdo", em Paris, confirmou mais tarde François Hollande. Relembro que foi o seminário que publicou, em 2012, um polémico cartoon satírico de Maomé.

Durante mais de dez minutos, atacantes vestidos de negro fizeram mais de 30 disparos contra os jornalistas e funcionários do seminário. Como resultado, três ilustradores da publicação, Cabu, Charb e Wolinski, morreram durante o ataque, assim como um dos editores e pelo menos um polícia (cuja morte foi registada e publicada num chocante vídeo, mais tarde retirado do youtube.

Informações iniciais indicam que o ataque foi levado a cabo por dois homens, armados com uma espingarda automática "Kalashnikov" e com um lança-rockets. A edição online do seminário, que publicava novas imagens justamente todas as quartas, foi igualmente alvo de um ataque informático durante a noite, com a página de acolhimento a ser substituída por uma fotografia da mesquita de Meca, em plena peregrinação, com as palavras, em inglês e turco "não há outro Deus que não Alá".


Para quem não saiba, o Charlie Hebdo é uma publicação satírica, de esquerda, fundada em 1969. É fortemente anti-religiosa e publica artigos provocatórios, cartoons e piadas quer sobre o Cristianismo, o Islão, o Judaísmo, bem como sobre política e cultura.

Entretanto, vários cartoonistas já reagiram a este atentado, e as suas repostas (em desenho) podem ser vistas aqui, ficam aqui alguns exemplos:


Agora, para além de saber onde se encontram estes terroristas e quem são ao certo, resta saber como estes eventos irão afectar a opinião publica, sobretudo francesa, para as questões da imigração e tolerância religiosas na Europa até porque "A acção do fascismo islâmico só fortalece o fascismo europeu"...

Quais são as principais diferenças entre os "bons e os maus"? Uns utilizam o seu talento de forma aberta e sem censuras (e se esconderem) para divulgar a sua opinião, depois voltam para casa de consciência limpa. Os outros, impõem a sua opinião aos outros através da violência sem respeito pela vida e dignidade humanas, sempre mascarados, e depois fogem para um esconderijo com as mãos sujas de sangue...

Para mais informações, poderão consultar os seguintes links:

Jornal de Notícias: http://www.jn.pt/

"Acção do fascismo islâmico só fortalece o fascismo europeu":operamundi.uol.com.br

Os atentados mais mortíferos das últimas décadas em França:www.jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário