sábado, 21 de março de 2015

Milhares de carros estão sendo abandonados e você ficará chocado quando souber o motivo...

Recebi esta informação via email de um amigo e após alguma pesquisa encontrei o artigo original. Tinha alguma ideia de que isto se passava, mas nunca imaginei a esta escala!

Isso é o que a indústria automóvel não quer que você veja. Desde que a super produção chegou ao seu nível máximo em 2009, milhares de carros foram desperdiçados. Muitas dessas fotos remontam a pouco depois da recessão, e mesmo assim, o problema com as sobras ainda se mantém até hoje.

Brilhante, bonito e novo… e rapidamente enferrujando e inútil.

Esta foto é de um monte de carros que sobraram no Porto de Sheerness em Kent, na Inglaterra. Há centenas de lugares exactamente como este no mundo todo, cheio de carros que os produtores não conseguiram vender.

Isso é verdade. Você está vendo uma das muitas reservas de carros não vendidos no mundo.

As pessoas não estão comprando carros a mesmo ritmo de antes da recessão. Quantas famílias, que você conhece, compram um carro novo a cada ano? Por isso, milhões de carros ficam para morrer nestes parques de estacionamento em todo o mundo.

Baltimore, Maryland, EUA.

Bem do lado da estrada Broening em Baltimore, mais de 57.000 carros se encontram num enorme estacionamento. No começo eu me perguntava porque eles não colocavam simplesmente à venda, mas a indústria automobilística não vai reduzir seus preços drasticamente por uma razão: Não é possível vender um carro por 500 dólares e esperar alguém comprar por 15.000, é impossível.

Nessa imagem podemos ver dezenas de milhares de carros tomando sol o dia todo na Espanha.

Algum tempo após a sua produção (e se não forem vendidos entretanto) estes automóveis são levados de um monte de concessionárias para dar espaço para a nova produção. O que sobra é um pouco triste… filas e mais filas de carros em perfeito estado.

O grande problema resume-se a: a indústria automóvel não pode simplesmente deixar de produzir carros novos. Isso significaria o fechamento de fábricas e demitir a dezenas de milhares de pessoas, além do mais, piorar a recessão. O efeito dominó seria catastrófico para a indústria do aço e de outras matérias primas usadas num veículo. Mas, quando a oferta supera a procura, alguém fica com o excesso. Depois da recessão, as famílias já não compram um carro novo a cada ano... porque será?!

São Petersburgo, Rússia. Carros europeus importados que não foram vendidos e são deixados a enferrujar num aeroporto.

Então se o ciclo de comprar, usar e trocar acabou-se, se as pessoas usam seus carros durante muito mais tempo depois de comprados e, pelo que se viu até agora, lotes abertos em redor do mundo simplesmente se converteram em cemitérios improvisados para os carros que não se venderam qualquer um se pergunta: por que não se reciclam esses carros ou pelo menos partes deles?

Porto de Civitavecchia, na Itália.

Até pode-se pensar que os fabricantes de automóveis poderiam utilizar pelo menos algumas das partes. Eles ainda acham que vão vender esses carros?

Estas imagens são particularmente frustrantes se você é proprietário de um carro velho e bem que o desejava trocar por um carro novo... 

Porto de Valencia, Espanha

Os carros, quando expostos ao ar livre, não duram muito tempo. Quando um carro fica ao relento, sem qualquer tipo de manutenção, todos os óleos se vão para o fundo dos tanques que armazenam esses mesmos óleos, e logo começa a corrosão que, combinada com a acção destrutiva dos elementos, danifica todas as partes internas do motor.

A super produção não é uma falha só do sistema nos Estados Unidos ou de uma só fábrica de automóveis, este é um problema mundial. Se não for encontrada uma maneira de reutilizar esses carros, milhares de carros abandonados continuarão preenchendo espaços vazios e a gerar um desperdício de recursos. Isso é realmente lamentável.

É claro que esta questão me fez lembrar logo da super produção de armas e veículos militares nos EUA, onde ocorre o mesmo problema mas com tanques e aviões ... e tudo pago pelo dinheiro dos contribuintes (norte americanos)....

O "cemitério de aviões", na base da força aérea Davis-Monthan em Tucson, Arizona. 

Links relacionados:

Thousands Of Unsold New Cars Are Being Abandoned And Left To Die In Lots. This Is Insane.
Old Car City U.S.A. is Full of Abandoned Muscle Cars and Classics
The Ten Most Unbelievable Abandoned Car Factories
6 Images of Abandoned Weaponry You Won't Believe Are Real

Sem comentários:

Enviar um comentário