Hoje não será sobre a greve, nem as exigências dos pilotos nem muito menos porque motivo o governo não decretou, desta vez, a requisição civil...
Desde que não faltem as hospedeiras, está tudo bem», afirma Simplício, um javardo de primeira (ver link no fim da mensagem...)
Os pilotos portugueses querem o fim da obrigatoriedade de estarem sempre duas pessoas no cockpit do avião, imposição decretada pelo Governo na sequência da tragédia de há um mês nos Alpes franceses. Segundo noticia da "TSF" nesta segunda-feira, a Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea pede à tutela que reconsidere a decisão, uma vez que, no entender da APPLA, um tripulante não está preparado para estar no cockpit e substituir o piloto ou o copiloto.
Para o presidente da Associação, Miguel Silveira, a solução passa pela possibilidade de abrir, pelo exterior, a porta de acesso, o que não é boa ideia, penso eu, pois deixa o cockpit vulnerável a ataques de terroristas e piratas aéreos (11 de Setembro!!). Já a Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine, através do seu presidente Vasco Ciprestes, garante à "TSF" que estes profissionais não só estão preparados para estar no cockpit como têm formação para tal... o que me faz pensar: onde está o drama?
Portugal foi um dos países a adoptar a presença permanente de duas pessoas no cockpit, depois de há um mês um co-piloto ter feito despenhar intencionalmente um avião comercial nos Alpes franceses, aproveitando a ausência do piloto.
Ouvi um pouco desta notícia hoje ao almoço e logo na altura não me tinha apercebido exactamente do motivo... mas depois lembrei-me de uma cena de um filme chamado Airplane! (de 1980), e aproveito desde já para avisar que se trata de comédia hilariante:
O piloto automático é activado depois do último piloto abordo ter sucumbindo aos efeitos de comida estragada...
Mas, creio eu, o verdadeiro motivo esconde-se no primeiro minuto e meio deste excerto do mesmo filme:
Por curiosidade:
Passageiro javardo não se importa que faltem aviões, pilotos, desde que nunca faltem as hospedeiras, a notícia associada à imagem que usei no início desta mensagem...
Sem comentários:
Enviar um comentário