"Cada tiro, cada melro. Parceiros chineses escolhidos por Portas e Passos para mandar na energia portuguesa envolvidos em fraudes e corrupção..."
- Filipe Paiva Cardoso, Jornal i
Segundo o artigo, a State Grid e a Three Gorges Corp, os maiores accionistas da REN e da EDP, respectivamente, "estão a revelar-se enormes antros de corrupção, a uma escala dificilmente imaginável" reflecte a Stratfor, consultora, no rescaldo da análise às conclusões da investigação inicial a este sector na China levado a cabo pelo Gabinete Nacional de Auditoria da China (GNAC). Este gabinete apurou que em apenas quatro meses, de Abril a Julho de 2013, houve o "roubo e desvio através de irregularidades contratuais" de mais de 1,1 mil milhões de dólares, na State Grid.
"Até ao momento as autoridades de Pequim ainda não acusaram formalmente a State Grid ou a sua administração, mas Liu Zhenya, chairman da maior accionista da REN, é um dos focos da investigação. A adjudicação pela State Grid de 40 contratos no valor de 200 milhões de euros sem qualquer concurso é uma das irregularidades apontadas pelo GNAC."
- Filipe Paiva Cardoso, Jornal i
Tal como em Portugal, o sector energético na China é um quase-monopólio, cujo excesso de posição dominante por parte de poucas empresas tem impedido uma maior eficiência nos investimentos:
"Os resultados da auditoria marcam o início de uma análise mais aprofundada à State Grid e a outros nós das cadeias de fornecimento de energia da China ."
"Em alternativa, o ataque à corrupção pode apenas significar que Pequim está consciente do pesado investimento que é necessário para atingir os objectivos de longo-prazo em termos energéticos procurando assim reduzir a ineficiência e desperdício relacionados com a corrupção..."
- Filipe Paiva Cardoso, Jornal i
Entretanto por cá se isto foi noticiado passou praticamente despercebido. Fazendo minhas as palavras de um dos comentários a esta notícia: "Como parece que não temos por cá corruptos suficientes, importamos mais alguns, com os vistos Gold e com estas privatizações. Brilhante!"
E volto a repetir... porque é que me cheira que ainda vai sobrar para nós?!
Sem comentários:
Enviar um comentário