segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Perdidos e Achados ...

E não é que a petição para a reabertura da comissão de inquérito aos submarinos... desapareceu no Parlamento?! O documento, assinado por aproximadamente 10 mil pessoas, foi submetido por via electrónica no dia 22 de Janeiro e aparentemente, passados todos estes dias desde então, os serviços da AR (Assunção Esteves) não o conseguem localizar na plataforma das petições online da Assembleia da República..

Devem-nos ter perdido no mesmo canto onde perderam, à muito tempo, a moral para falarem de integridade e de "deixem a justiça funcionar" ... como se trata de submarinos talvez tenham submergido... mas voltarão à superfície?

Lembrar que a compra dos submarinos foi acordada em 2004 pelo então ministro da Defesa, Paulo Portas...

Um dos autores da petição, Rui Martins, que tem o comprovativo da submissão do documento no site da Assembleia da República, não estranha o cenário, admitindo que o texto, que tem novos dados sobre o caso dos submarinos - referindo nomeadamente reuniões do GES - possa ter sido descartado antes de ser admitido. Confrontado com a resposta do Parlamento, repetiu o envio da petição, que teve origem numa carta assinada por 8000 pessoas e que foi entregue à Procuradoria-Geral da República no início de Janeiro, contra o arquivamento do caso.

As petições dirigidas à AR são endereçadas à presidência da Assembleia e apreciadas pelas comissões competentes em razão da matéria em apreço. A comissão parlamentar competente deve apreciar e deliberar sobre as petições em 60 dias. Do seu exame pode resultar a iniciativa de inquérito parlamentar ou o seu arquivamento. No primeiro caso, a petição será depois apreciada pelo hemiciclo.

Assim conseguimos ver o valor dado à justiça pelos nossos governantes... Nos últimos tempos não têm faltado notícias, "aos bochechos", sobre Sócrates e até como este terá chorado ao telefone para não ser apanhado pela justiça, mas dos submarinos só recebemos silêncio e documentos "desaparecidos". Mas caso Costa vença as futuras legislativas talvez se faça mais luz sobre este caso (a menos que também haja alguém do PS associado), ao preço de eventualmente o caso do Marquês ir por água abaixo. Amigos amigos, justiça à parte...

Neste link poderá ler algo mais sobre esta carta aberta...

A notícia original em:
DN: www.dn.pt
JN: jn.pt/PaginaInicial

Sem comentários:

Enviar um comentário