sexta-feira, 8 de maio de 2015

Mais do mesmo? TAP tudo Parvo? A greve ainda não terminou e já se fala em mais...

Hélder Santinhos, da direcção do SPAC, remeteu para depois da assembleia geral de pilotos o anúncio de novas medidas...

"Conflito não está sanado", nova greve não é posta de parte e Sindicato dos Pilotos garante que fundo salarial tem "uma reserva muito grande"...

O conflito entre pilotos, Governo e administração da TAP "não está sanado" e, por isso, não está posta de parte uma nova paralisação, admitiu, esta sexta-feira, Hélder Santinhos, da direcção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

Aliás, não é exactamente a primeira vez que se fala nesta hipótese: TAP: Pilotos ameaçam com mais greves (notícia de 5 de Maio)

Numa conferência de imprensa de esclarecimento sobre os motivos da greve, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), que decorreu hoje em Lisboa, Hélder Santinhos, dirigente daquela estrutura sindical realçou que os custos da greve, que teve início a 1 de Maio e se prolonga até dia 10, são na casa dos 30 milhões de euros e as exigências feitas pelo SPAC ao Governo e à TAP representam 6,5 milhões de euros por ano.

O responsável do sindicato esclareceu que a greve está a ser "muito eficaz, não deve ser desvalorizada e não foi um fracasso" e lembrou que o fundo salarial de greve tem uma reserva "muito grande". Além disso, destacou que o problema que esteve na origem da greve "não está resolvido", mas explicou que a decisão sobre a convocação de uma nova greve compete à assembleia-geral do sindicato.

O dirigente do SPAC disse, entretanto, que não está marcada nenhuma assembleia-geral para o dia 10, salientando que será convocada a seu tempo.

A minha opinião resume-se a: Houve de facto (muita) má gestão e esta(s) greve(s ?) não resolve(m) o assunto, não mudam a estratégia do actual governo, pioram o estado financeiro e pior ainda a opinião pública sobre a TAP (um pouco à semelhança do que se tem visto com a Metro de Lisboa)... e os outros sectores que foram afectados por via indirecta, nomeadamente o Turismo? Mas eis um vídeo que resume tudo isto (Alerta para a linguagem usada):

TAP TUDO PARVO! de ruben tiago qualquer coisa...

E a reportagem lançada pela SIC, recomendo mas alerto porque são quase duas horas de reportagem: 

Grande Reportagem SIC: TP075 Destino Brasil & TP108 Bye Bye Brasil no canal Pela TAP.

Aproveito, já agora, para deixar também o vídeo oficial sobre "As razões da greve dos pilotos da TAP"... convido-o a estar bem atento e a descobrir o motivo da obtenção de 20% do capital da companhia aérea, aquando da sua privatização (que só por si aponta para o facto desta greve não ser efectivamente contra a privatização)...


Notícia em melhor detalhe no DN e no Público.

Sem comentários:

Enviar um comentário