terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Fosso entre ricos e pobres é o pior dos últimos 30 anos... e isso está a arrasar o crescimento das economias!

Nem a propósito daquilo que vos escrevi ainda esta manhã:

"Fosso entre ricos e pobres é o pior dos últimos 30 anos. OCDE diz que isso está a arrasar o crescimento das economias."

No artigo, publicado hoje em Dinheirovivo.pt, a OCDE relata que o fosso entre ricos e pobres tem vindo a aumentar nos últimos anos, embora tenha havido uma recuperação económica (global, nacional nem vale a pena comentar...) desde da crise de 2008/09.

"Portugal tornou-se nos últimos anos um país mais desigual em termos de distribuição de rendimentos e isso danifica seriamente o crescimento da economia [Portuguesa], assinala a OCDE, num conjunto de estudos hoje divulgado. Por exemplo, o rendimento dos 10% mais ricos é hoje dez vezes superior ao dos 10% mais pobres."

E, como se não bastasse:

"O problema é grave, mas não é exclusivo de Portugal. Ele alastra-se à maioria dos países desenvolvidos."

Pessoalmente não consigo compreender qual a razão para se estar tão sorridente....

Pessoalmente não tenho nada contra o facto de alguns ganharem mais que outros, em especial se os primeiros desempenharem tarefas que exigem maior responsabilidade, maior investimento na educação, que naturalmente acarretem maiores riscos ou mais necessárias para o correcto desempenho da sociedade. No entanto, as disparidades salariais que estão em causa são simplesmente atrozes e, no mínimo, um sinal de "terceiro-mundismo", como reflecte o artigo em causa:

"Os novos estudos da OCDE mostram que quando a desigualdade aumenta, o crescimento cai. Uma das razões é que os elementos mais pobres da sociedade ficam menos capazes de investir na sua educação, reduzindo a sua mobilidade social e o desenvolvimento de competências..."

Em poucas palavras, é mau para a economia em si, e portanto mau para  todos nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário