terça-feira, 30 de dezembro de 2014

"Perdoado" desvio de 6,4 milhões nas contas dos partidos na Madeira.

Acabo de me deparar com a seguinte noticia: "Perdoado" desvio de 6,4 milhões nas contas dos partidos, que poderá consultar em noticiasaominuto.com.

Em resumo, os líderes parlamentares e deputados sem grupo da Assembleia Legislativa da Madeira foram absolvidos da restituição de 6,4 milhões de euros desviados para os partidos, valor esse atribuído em subvenções parlamentares. No total, entre 2006 e 2014, terão sido indevidamente recebidos pelos partidos madeirenses cerca de 40 milhões de euros.

Infelizmente o artigo não diz se todo o restante montante, ou seja 33,6 milhões de euros, foi restituído ou se teve outro destino. Mesmo assim, 6,4 milhões é imenso dinheiro para, na minha opinião, manter-se na mão dos partidos, sobretudo quando foi recebido indevidamente. Na minha opinião, o mais interessante ainda foi o motivo desta absolvição:

"A secção regional do Tribunal de Contas na Madeira considerou improcedente a acusação do Ministério Público, por não provada a acção contra os deputados na Assembleia Legislativa da Madeira, absolvendo-os da devolução porque concluiu não ter havido infracção "dolosa por desvio de dinheiros públicos""

É impressão minha ou trata-se de um caso do tipo: "Este dinheiro nem era para vocês.... mas podem ficar com ele na mesma..."? Devem ser "as instituições (estão) a funcionar"...


A título de curiosidade, ao PSD era exigida a devolução de 4,5 milhões de euros, 1,2 milhões ao PS, 228 mil euros ao CDS/PP, 159 mil ao Bloco de Esquerda e 25 mil ao PND.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Curta mensagem de Natal.

Queria somente deixar uma mensagem rápida aos meus leitores/seguidores: Gostaria de vos desejar a todos um Feliz Natal junto dos que mais amam (e vos amam, espero) e um Próspero Ano de 2015 cheio de saúde, felicidade, amor e de concretização dos vossos sonhos e esperanças!

Por fim, uma pequena peça humorística que reflecte a nossa actualidade, portuguesa, nestas últimas semanas (embora, pela altura em que estou a publicar esta mensagem a greve da TAP já tenha sido desconvocada...).


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Uma perspectiva fresca sobre o que se tem passado na TAP...

Uma perspectiva fresca sobre o que se tem passado na TAP... uma recente e outra de 2011...

Video publicado a 22 de Dezembro de 2014 em youtube.com

José Gomes Ferreira não acredita que haja potenciais interessados na privatização da TAP nas actuais circunstâncias. E diz mesmo que se alguém comprasse a empresa por 1 euro, assumindo o passivo, já era uma sorte. É somente impressão minha, ou isto sendo verdade, é mesmo assustador?!

Quanto às sucessivas paralisações, José Gomes Ferreira considera que "neste momento a greve é dar cabo do posto de trabalho.... "

Entretanto, descobri este vídeo publicado em Maio de 2011, onde na altura já se falava de uma eventual privatização da TAP (ou seja, o assunto não é assim tão novo como nos parece...) que, na minha opinião, oferece uma outra perspectiva (muito interessante deveras) sobre o que se tem passado desde então... ainda com referências a Miguel Relvas!

Programa original O Eixo do Mal Maio de 2011 youtube.com

Só a título de curiosidade, aparentemente na altura a TAP parecia valer menos que um guarda-redes do Sporting...

"Em 2014 isto já não vai ser um país.... vai ser um descampado..."

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Irrevogavelmente à prova de bala...

Hoje é daqueles dias em que posso dizer que tenho vergonha de ser português...


Enquanto escrevo esta mensagem já não será novidade para muitos dos que me acompanham de que o processo dos submarinos, que envolvia Paulo Portas, actual vice-primeiro ministro, foi arquivado.

"Numa altura em que o PS vê um dos seus mais importantes ex-governantes a atravessar um processo judicial histórico, a direita é aliviada do seu fantasma mais real."
- Sónia Sapage, em Visao.sapo.pt

Existem vários factos no mínimo curiosos neste caso, que envolveu autoridades alemãs e gregas. Mas um deles em particular chamou-me à atenção:

"Portas só foi ouvido pela primeira vez em Abril de 2014 e a Justiça nunca pediu levantamento do sigilo bancário ao ministro."
- Sónia Sapage, em Visao.sapo.pt

Pergunto-me se Paulo Portas não estivesse no governo se a história não seria outra, como foi mais recentemente o caso de Sócrates. Gostaria de deixar um link com o qual me cruzei que, a meu ver, só levanta suspeitas (pelo menos ao ponto de se exigir o levantamento do sigilo bancário), onde é relatado o facto de um total de 1,06 milhões de euros terem sido depositados, em notas, por funcionários na conta do CDS no final do ano de 2004... (Ver aqui, em www.publico.pt)

É claro que até em prova do contrário todo e qualquer cidadão é inocente aos olhos da justiça, mas convém relembrar que na Alemanha provou-se que os gestores da Ferrostal, mais tardes condenados à prisão, deram milhões para facilitar os contratos de venda dos seus submarinos tanto a Portugal como à Grécia. Nesta última, provou-se que alguém (devidamente identificado e condenado) recebeu parte desses milhões como forma de corrupção para a sua compra.

Já nós por cá, em parte com a vergonhosa justificação da falta de colaboração das entidades internacionais, arquivou-se o processo. Aliás, passo novamente a citar:

"No que diz respeito a conclusões, o despacho sugere que não terá havido intenção clara de beneficiar o consórcio alemão fabricante dos submarinos."
- Sónia Sapage, em Visao.sapo.pt

Para resumir: No mesmo caso, a justiça alemã provou que existiram corruptores e a portuguesa conseguiu demonstrar que não houve corrompidos... deve ser isto que a ministra queria dizer com a célebre expressão "as instituições estão a funcionar"!

Bons exemplos que nós por cá não seguimos ... mas devíamos!

"Nada de carro oficial! Na capital da Inglaterra, todos os vereadores e até o prefeito são proibidos de ter automóveis pagos com dinheiro público. Motoristas então? Nem pensar!"



Serei o único a achar que isto podia muito bem ser aplicado por cá? Mesmo que fosse só em Lisboa já seria algo excelente até porque de certeza muitas outras câmaras/distritos mais cedo ou mais tarde exigiriam o mesmo. Por exemplo, se Costa quisesse dar o exemplo (em Lisboa) de mudança em prol da população talvez pudesse começar com uma iniciativa semelhante.


Se até David Cameron, primeiro ministro Inglês, anda de metro, então porque não vemos Passos ou Cavaco a fazerem o mesmo?


Honestamente nem percebo o porquê da necessidade de carro próprio para desempenhar o seu trabalho, e muito menos de carrões de alta gama, como já havia explorado numa mensagem anterior (Rever mensagem aqui).

O artigo original é brasileiro e poderá consultá-lo em: www.thegreenestpost.com

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Calma pessoal, o ano eleitoral só começa em 2015... até lá "business as usual"...



Muitos reformados desconheciam que não iam receber o subsídio de natal, uma vez que este está dividido em duodécimos e aplicado na reforma que recebem todos os meses. É interessante notar como os duodécimos não são sequer notados pelas pessoas, uma vez que os cortes nas pensões foram tão grandes que o acréscimo do duodécimo não chega a fazer grande diferença...

É claro, como seria de esperar, a situação tem estado a provocar um "volume anormal" no atendimento da Segurança Social e, à boa moda portuguesa, já houve protestos contra os funcionários, que não tendo qualquer influência no processo de decisão, são somente executantes de uma política com a qual os próprios (trabalhadores) não concordam!

E isto está a afectar não só idosos (pensionistas) mas também quem recibos verdes...

Caso para dizer: Calma pessoal, o ano de eleições só começa dentro de umas semanas, pelo que as migalhas que os políticos nos gostam de oferecer em tempo de eleições só virão nessa altura. Até lá, continuamos numa de "para além da Troika"...ou seja, por cá, "business as usual".

Notícia original: tvi24.iol.pt/videos

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fazes ideia de quanto é o custo das refeições na Assembleia da República ?




Até custa a acreditar... mas infelizmente, até à data, não ouvi ou li nada que desmentisse esta informação.... que não caia no esquecimento, sobretudo numa altura onde cada vez mais pessoas passam fome e têm de recorrer à caridade para sobreviverem...

Talvez esta seja uma das famosas "gorduras do estado"....



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Cavaco e o BES ... e outras "gafes" ...

Porque é sempre bom recordar...

Este e outros semelhantes em: Youtube_JoseNeto

E se gostaram desta "gafe", que tal esta segunda?


E esta?



Estão assim tão surpreendidos?
Eu não...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Feliz Aniversário Manoel de Oliveira!!!

Porque nem tudo aqui apresentado tem necessariamente de ser mau ou do contra, não queria deixar passar esta oportunidade.

"Todos sabemos que vamos morrer. É a única certeza que temos. Não tenho medo da morte, tenho medo do sofrimento. É na vida que se encontram todas as maldades do mundo. A morte é o descanso."
- Manoel de Oliveira, Junho de 2011

Como eu adoraria chegar à idade deste homem, sobretudo com a lucidez e vitalidade que ele tem... Feliz Aniversário Manoel de Oliveira!!!

Esta e outras em: especial/manoeldeoliveira


Sobre os nossos governos...

Pensamento do dia... dedicado aos nossos governos e partidos....


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Fosso entre ricos e pobres é o pior dos últimos 30 anos... e isso está a arrasar o crescimento das economias!

Nem a propósito daquilo que vos escrevi ainda esta manhã:

"Fosso entre ricos e pobres é o pior dos últimos 30 anos. OCDE diz que isso está a arrasar o crescimento das economias."

No artigo, publicado hoje em Dinheirovivo.pt, a OCDE relata que o fosso entre ricos e pobres tem vindo a aumentar nos últimos anos, embora tenha havido uma recuperação económica (global, nacional nem vale a pena comentar...) desde da crise de 2008/09.

"Portugal tornou-se nos últimos anos um país mais desigual em termos de distribuição de rendimentos e isso danifica seriamente o crescimento da economia [Portuguesa], assinala a OCDE, num conjunto de estudos hoje divulgado. Por exemplo, o rendimento dos 10% mais ricos é hoje dez vezes superior ao dos 10% mais pobres."

E, como se não bastasse:

"O problema é grave, mas não é exclusivo de Portugal. Ele alastra-se à maioria dos países desenvolvidos."

Pessoalmente não consigo compreender qual a razão para se estar tão sorridente....

Pessoalmente não tenho nada contra o facto de alguns ganharem mais que outros, em especial se os primeiros desempenharem tarefas que exigem maior responsabilidade, maior investimento na educação, que naturalmente acarretem maiores riscos ou mais necessárias para o correcto desempenho da sociedade. No entanto, as disparidades salariais que estão em causa são simplesmente atrozes e, no mínimo, um sinal de "terceiro-mundismo", como reflecte o artigo em causa:

"Os novos estudos da OCDE mostram que quando a desigualdade aumenta, o crescimento cai. Uma das razões é que os elementos mais pobres da sociedade ficam menos capazes de investir na sua educação, reduzindo a sua mobilidade social e o desenvolvimento de competências..."

Em poucas palavras, é mau para a economia em si, e portanto mau para  todos nós...

Sobre a pobreza e a ajuda do Estado ...

Um país cada vez mais dividido num fosso entre ricos e pobres... com o estado (com os nossos impostos) a ajudar...


Hoje "acordei" com a notícia (um relato mais na verdade) da actual situação de cada vez mais pessoas no nosso país:

"A casa de João é um retrato da pobreza extrema - A Cruz Vermelha de Chaves recebe cada vez mais pedidos de ajuda. A instituição presta auxílio a quase 400 famílias, muitas vivem numa situação de miséria. Todo o trabalho é feito sem qualquer apoio do Estado"

Podem ver o vídeo em: Tvi24.iol.pt/videos

Entretanto veio-me é cabeça um vídeo (já com uns anos) sobre algumas despesas do nosso estado, em particular no que toca à frota automóvel do parlamento (estranhamente nunca tocam nesta gordura do estado..) e comecei a pensar: e se em vez de carrões, que tal ajudar os mais desfavorecidos... ou pelo menos auxiliar organizações de que apoiam estas pessoas (como a Cruz Vermelha, entre outras)?



É só uma ideia, ou melhor, um devaneio ..... e, pelo menos por enquanto, não se paga imposto por isso...


Debate vs Discussão....

Talvez um dia destes vos faça falta ... nunca é demais saber...


Se quiserem conhecer mais: Facebook_AlimenteOCerebro

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Talvez comecem a cortar em algumas despesas de facto ...

Após uns dias ausentes, uma vez que não conseguia aceder ao Blogger, devido a motivos que ainda me são desconhecidos, eis-me de volta. Por hoje fica uma pequena peça de humor.


Esta e outras em:Facebook_GovernoSombra

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mãe de Sócrates: a história de uma fortuna que não chegou a sê-lo...

Culpado ou não do caso(s) mais recente(s), já todos tínhamos no mínimo uma ligeira ideia de que Sócrates era bastante mentiroso, mesmo à escala política.

Maria Adelaide, mãe de José Sócrates

No entanto, usar a própria mãe na sua rede de mentiras como forma de justificar a sua fortuna, e consequentemente o seu modo de vida rico apesar de ganhar tão pouco (nas palavras dele), é simplesmente nojento!

Ao longo deste Artigo do Público poderão ler com mais detalhe as compras/vendas que supostamente permitiram acumular a grande fortuna... mas creio que o próximo parágrafo retirado do documento original resume tudo:

"Mas estas vendas, a dos dois andares do Cacém e a do apartamento de Heron Castilho, foram apenas as últimas e quase derradeiras. Ao longo dos últimos 32 anos, o património que Maria Adelaide [a mãe de Sócrates] herdou, e que, afinal, não foi assim tão valioso quanto isso, foi sendo vendido, doado e até expropriado."

Embora só tenha lido com a devida atenção a primeira página, só consigo chegar a uma conclusão: este homem mentiu, mente e mentirá sobre tudo e sobre todos! Eu sei que no mundo da política tal constatação não é inédita, mas creio que, neste caso em particular, um talento nato. Uma última nota, Carlos Santos Silva é um grande comprador! Este senhor bem tentou estimular o mercado imobiliário ... sobretudo se este último está associado a Sócrates...



quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Estado Islâmico obriga-me a lavar a loiça toda!

Assim que vi este cabeçalho ainda imaginei que fosse algo sobre a forma como as mulheres são tratadas nos territórios controlados pelo o chamado "Estado Islâmico" .... mas afinal a verdade é outra.



Afinal trata-se sobre os jovens (europeus e não só) que tinham aderido ao Estado Islâmico, a pensar que iriam participar nas ofensivas no Iraque e na Síria, e que agora abandonam as fileiras pois, aparentemente, a única coisa que lá faziam eram tarefas domésticas como lavra loiça e casas de banho.

Outros factores estão a ajudar a este abandono, sobretudo a chegada do inverno, que naquela região do globo é muito severo, e existem também relatos de feridas por tratar, mas o relato provavelmente mais importante (na minha opinião) é a de um (ex) jihadista Indiano de 23 anos, Areeb Majeed:

"Não existe uma guerra santa e nenhum dos ensinamentos escritos no livro sagrado são seguidos"

Podem consultar esta e outras declarações com mais detalhe em Artigo_Sol e no original (em Inglês) Dailymail.co.uk .

O que a mim me espanta .... Dr. Manuel Monteiro em "Olhos nos Olhos"

Cruzei-me hoje com este vídeo, parte de um episódio da série "Olhos nos Olhos" de Fevereiro deste ano, com a especial participação de Manuel Monteiro e achei que devia partilhar convosco. Infelizmente, estes 12 minutos de vídeo são na minha opinião uma boa generalização do nosso actual sistema político...


Fonte: ZitaPaiva_Youtube

Depois de rever (lembro-me de ter visto o episódio na televisão) este vídeo fico a pensar o que falta dizer da parte do Dr. Manuel Monteiro...



Já agora, fica aqui a versão completa ... pessoalmente já não vejo este programa com frequência por uma razão muito simples: de cada vez que o vejo fico à beira da depressão...


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Para comemorar o 1º de Dezembro ...

Uma pequena piadinha para comemorar este primeiro de Dezembro ....

Fonte: Quando_reinar_é_chato

Os deputados e as “jovens avantajadas” nos computadores, carta de uma jovem que esteve no parlamento...

Esta ouvi ontem à noite e custou a acreditar (na verdade tratou-se mais de um espanto derivado de uma réstia de fé no sistema...).

A notícia centra-se numa carta, de uma adolescente de 16 anos que foi com a sua turma no dia 20 de Novembro à Assembleia da República. E o que viu (e mais tarde reportou) a jovem? Fica a citação:

"Deputados o tempo todo a verem no Facebook raparigas avantajadas, outros assistirem a vídeos de quedas, aqueles que se assistem no Facebook e no Youtube para fazerem as pessoas rirem; uma vez três deles juntaram-se a rir para de qualquer coisa no computador e um a ver-se a si próprio num vídeo qualquer" (revelou entre outros detalhes)

(Nota: Esta imagem não está directamente relacionada com a notícia aqui apresentada. Original de saberpartilhar.blogspot.pt)

Pior ainda, este episódio ocorreu durante o debate do Orçamento de Estado! Não se tratava de uma pausa ou de um momento morto.... resta perguntar-mo-nos que moral têm estes deputados para exigir ao comum cidadão que tem de trabalhar mais horas por semana (recebendo o mesmo ou, em muitos casos, com cortes nos respectivos ordenados) e ser mais produtivo ...

"Marcelo Rebelo de Sousa acrescenta: 16 anos, testemunho de uma jovem. Atenção caríssimos deputados, depois digam que estão a contribuir para a democracia portuguesa."

Mas vendo bem, não se trata propriamente de um caso inédito... é somente mais um episódio (triste) de uma série que honestamente começa a meter nojo .... fica aqui, para recordação, um "tesourinho deprimente" de 2010 de que me lembrei assim que li esta notícia.


PS: Jaime Gama esteve muito bem, sobretudo a recordar ao então deputado José Lello as regras de funcionamento "da casa"(e aos restantes também, sobretudo aos que aplaudiram Lello na sua intervenção esquecendo-se que estão numa instituição pública e que todo o trabalho aí realizado devia servir o povo).

Recomendo ler o artigo e ver o vídeo de Marcelo em: publico.pt_a_carta_de_uma_jovem

domingo, 30 de novembro de 2014

De "relativamente descontraído" a "irrevogavelmente" demitido....

No livro "Reformar sem medo", o ex-ministro da Economia fala da sua saída de governo em que Portas estava "descontraído" com a promoção de Maria Luís horas antes de se demitir....



Penso que será uma boa ideia ler, pelo menos, o resto deste artigo, se não mesmo o livro... deixo por último uma frase de Churchill, presente também neste documento:

"Os adversários sentam-se em frente e os inimigos ao lado (na bancada do Governo)"

Artigo Original: observador.pt

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Este Natal a Receita é Ajudar!

Gostaria de vos recordar que começa já amanhã a 46ª campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar, que decorrerá nos dias 29 e 30 de Novembro.



Poder-se-á inscrever como voluntário em: Voluntariado_BA

Também poderá, já a partir de hoje, contribuir via online para o Banco Alimentar em: http://www.alimentestaideia.net/

Pessoalmente estarei num supermercado perto de casa... e você?



Há hospitais que querem saber se as médicas vão engravidar ....

Esta já tem uns dias ... mas não deixa de ser preocupante...



O que é preciso fazer para que nasçam mais crianças neste país? Se calhar não descriminar as mulheres que desejam ter filhos, em termos profissionais, seria um bom começo ... vergonhoso...

Ver notícia no seguinte link: SIC NotíciasDN

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Rouba e não faz .... de Ricardo Araújo Pereira na Boca do Inferno

Muito bom, ou já não fosse esse o habitual nos artigos de Ricardo Araújo Pereira .... carregar na imagem para expandir.


(Mais) Uma boa razão para comprar a VISÃO às quintas....

Será o ataque a melhor defesa?

Finalmente, após um fim de semana onde não se falava de outra coisa que fosse a detenção de Sócrates, o animal feroz mostra as garras e promete-nos que isto ainda é só o princípio .... é impressão minha ou parece-se um bocado com um típico vilão do batman?



Como diz o ditado: "A melhor defesa é o ataque". Será assim para Sócrates?

Deixo um link:Artigo_Sol

Banco Mau já tem um jogo de tabuleiro!


Banco Mau já tem um jogo de tabuleiro chamado "Vem aí Banco Mau", dos mesmos criadores do "Vem aí a Troika" ... se for tão engraçado como a versão anterior será uma bela prenda de Natal...


Para mais informações: Vem aí o Banco Mau!

Oi, bzzz!

Boas, começo hoje algo que desde que comecei a usar o Blogger nunca pensei fazer: criar um blog político...

Deixem-me apresentar a mim e ao O MELGA, bzzz!
O meu nome é Joaquim Oliveira, aluno finalista de engenharia. No que toca à política, não pertenço a nenhum partido político nem me identifico com nenhum deles (não na totalidade pelo menos). Alguns chamar-me-iam um independente ...

Durante o tempo de vida deste blog partilharei pequenos comentários e/ou opiniões, sobretudo dedicados à política nacional (mas não só). Peço-vos desde já que não levem a mal as minhas opiniões, especialmente porque não passam disso mesmo.

Não li nem um terço dos livros de política/filosofia/economia/etc. que supostamente me tornaria apto a perceber e discutir (como deve ser) a política, e também nunca frequentei um curso ou um workshop que me prepara-se para tal... Nunca estive numa "Jota" nem sequer frequentei uma das universidades de verão promovidas pelos diversos partidos políticos. Antes que comecem a pensar coisas sobre mim, devo acrescentar que também nunca estive no Avante, embora digam que comer lá nem é mau de todo... nem sequer meti os meus pés na Assembleia da República, embora gostasse de ir lá pelo menos uma vez....

Dito isto, devo ser a pessoa menos habilitada para falar ou discutir política, razão pela qual o irei fazer!

O meu objectivo com este blog? Só mesmo "melgar" o pessoal sobre assuntos de política e outros associados, ou como se costuma dizer: "espicaçar as almas adormecidas" (pessoalmente sempre adorei esta expressão). Por isso espero que não fiquem muito chateados com os meus devaneios, somente um pouco até é saudável, e muito menos espero que fiquem ofendidos com tal.

Os melhores cumprimentos (possíveis)

Joaquim Oliveira, aka, O Melga, bzzz!